As colaborações entre designers e grandes cadeias de moda são daquelas fórmulas em que todos saem a ganhar. vestidos O designer chega a um público mais alargado, que, provavelmente, nunca iria conhecer o seu trabalho. O cliente tem a possibilidade de comprar uma peça diferenciada a um preço mais acessível. Já a cadeia de distribuição aumenta as vendas e ganha maior notoriedade.
Pouco conhecidos em Portugal, Justin Thornton e Thea Bregazzi são a dupla criativa que, em 1996, fundou a Preen. De uma pequena loja em Londres, chegaram à passadeira vermelha de Hollywood onde Beyoncé, Kate Moss, Scarlett Johansson e Kate Bosworth exibem as suas peças.
No nosso país, a Aldo abriu-lhes a porta de entrada através do projecto Aldo Rise, através do qual o gigante do calçado convida designers promissores a criarem colecções-cápsula de calçado, mais pequenas. No Verão de 2012, paralelamente a Mark Fast e JW Anderson, a Preen integrou a lista de parcerias da marca. Um ano depois, a dupla volta à carga com dois novos modelos, o Musilova e o Pravda.
Do desfile Preen Primavera/Verão 2013 na Semana de Moda de Londres, os sapatos Musilova foram directamente para o grande consumidor através da distribuição da Aldo, onde estão disponíveis em lojas seleccionadas da cadeia de calçado. Trata-se de um modelo pontiagudo (uma grande tendência em termos de calçado), onde o amarelo néon é combinado com o padrão cobra para o tornar mais leve e apetecível para o Verão – uma combinação que, aliás, roupa de dança está em destaque nas propostas da dupla para a estação.
Ainda que os Musilova também estejam disponíveis num tom de gelo, mais discreto, é difícil ver essa segunda opção depois de termos visto esta. Será que este par de sapatos podia ser menos “tcharam”? Sim, podia. Mas não era a mesma coisa.